Aguarde, processando...

Prefeitura de Seabra-BA

(75) 3331-1421 | prefeitura@seabra.ba.gov.br

Conteúdo da Prefeitura de Seabra-BA

Você sabia que em Seabra já possuiu um obelisco?

Em conformidade com:
LAI (Lei 12.527/2011) no art. 8º, §1º, I Veja mais em Mapa da Lei

Segundo informações de D. Marilande Queiróz, a construção da Igreja de São Sebastião e do 1º cemitério conjugado foi iniciado em 1847; ocasião em que o Clero a pedido do império baiano veio inaugurar a Igreja de Nossa Senhora do Campestre, com a incumbência para delimitar a sede da Freguesia e foram até o povoado do Cochó para fazer uma vistoria, na construção da capela, cuja comunidade já tinha feito o alicerce, sendo autorizada a construção da Capela de São Sebastião, na parte central do terreno doado pelo casal Gregório de Sá Telles e minha mulher Isabel Pereira Caldellas em 1830. Na lateral esquerda da capela foi construído o cemitério.

Em 1947 em comemoração do “Centenário da Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Campestre”, o Padre João Pedro e Silvino Pires foram autorizados pelo clero a construir um novo cemitério afastado do centro, dando início ao Cemitério Jardim da Saudade.

Em respeito aos mortos e seus familiares, foi construído um ossuário no fundo da Igreja de São Sebastião para depositar os restos mortais existentes no antigo cemitério; e sobre ele um obelisco, com uma placa cuja base, segundo Hugo Luna, havia uma placa escrita “Memória aos Mortos”. Ficava posicionado na parte central do espaço, sobre uma base quadrada com aproximadamente três metros quadrados, elevado por 3 degraus com recuo central para aproximadamente 2 metros. No centro da base, foi arquitetado um púlpito de aproximadamente 1 metro de altura por meio metro de largura e a partir da base, uma pirâmide de aproximadamente 2 metros.

Na ocasião as construções eram feitas matérias rústicos e perecíveis a exemplo de madeiras, adobes e barro batido, que por não ter cobertura e proteção contra o sol e a chuva acabou se deteriorando e foi totalmente demolido início da década de 80 pelos Frades Capuchinhos Frei Justo Venturi e Graciano, para ampliar o espaço da capela que era muito pequena e construir salas com espaço para reuniões.

A Professora Ana Maria Bispo que morava na rua de traz, confirmou que o obelisco ficava na divisa com o fundo da casa dos seus pais. Na época seus irmãos auxiliaram da demolição e a área foi reformada para ser utilizada pelo GRUJOSE (Grupo de Jovens de Seabra). Relembra ainda das salas laterais onde se reuniam os meninos da "Bandinha" com o maestro Biminha Paiva e posteriormente o Coral Amor Divino. “Tive uma infância maravilhosa regada de muita música”, finaliza.

Por fim, o antigo espaço do cemitério foi transformado pela paróquia em casas rústicas, tendo assim, surgido as primeiras casas do lado esquerdo e sucessivamente surgiu a primeira rua estruturada (já que o primeiro povoamento foi um aglomerado de casas de taipas, cobertas de palha que surgiu espontaneamente no século anterior, ficando conhecida como Rua da Palha, as margens do Rio Cochó que servia como pouso do viajantes a partir da construção da estrada Real que ligava Rio de Contas a Jacobina a partir de 1710).

As respectivas construções paroquias abrigaram inicialmente salas para a catequese, movimento escoteiro e bandeirantes e posteriormente o 1ª Curso Normal, além de ter sido alugada para funcionários Banco do Brasil.

As imagens são de 1949 e fazem parte do acervo em posse de Hugo Luna, tendo sido fotografado por seu pai Tito Luna Freire, 1º Prefeito eleito em Seabra, (em memória). A primeira é possível observar o obelisco ao longe e a segunda D. Alice de Souza Freire (em memória), com o filho Hugo Luna Freire nos braços, seguida do segundo cemitério, atualmente Jardim da Saudade e casarios na lateral da igreja.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Acervo Parcial do Diagnóstico Turístico de Seabra – Divisão de Turismo - Autoria: Sirlene Rosa De Souza

Você sabia que em Seabra já possuiu um obelisco? Você sabia que em Seabra já possuiu um obelisco? Você sabia que em Seabra já possuiu um obelisco? Você sabia que em Seabra já possuiu um obelisco? Você sabia que em Seabra já possuiu um obelisco? Você sabia que em Seabra já possuiu um obelisco?

Compartilhe em suas redes sociais:

Editais de Licitações da Prefeitura de Seabra-BA

Pregão Eletrônico Nº 033/2021

Constitui objeto da presente licitação AQUISIÇÃO E INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS/ACESSÓRIOS, PARA SALA...

Pregão Eletrônico Nº 032/2021

Constitui objeto da presente licitação o REGISTRO DE PREÇOS para futura e eventual aquisição de...

Pregão Eletrônico Nº 30-2021

Constitui objeto da presente licitação o REGISTRO DE PREÇOS para futura e eventual contratação de...

Pregão Eletrônico Nº 31/2021

Constitui objeto da presente licitação o REGISTRO DE PREÇOS para futura e eventual aquisição de...

Pregão Eletrônico Nº 029-2021

Constitui objeto da presente licitação o REGISTRO DE PREÇOS para futura e eventual aquisição de...

Pregão Eletrônico Nº 26/2021

Constitui objeto da presente licitação o Registro de Preços para futura e eventual aquisição de...

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa
Política de Privacidade e Proteção de Dados .

Sim, eu aceito. Não, eu não aceito.