Aguarde, processando...

Prefeitura Municipal de Seabra-BA

Prefeitura de Seabra-BA - Quem Trabalha Com o Coração, Faz Melhor!

Dados Geográficos

Através da Lei Estadual n.º 1.126-A, de 27-08-1915, o município de Campestre tomou a denominação de Doutor Seabra e pelos Decretos n.ºs 7.455, de 23-06-1931 e 7.479, de 08-07-1931, o município de Doutor Seabra passou a denominar-se simplesmente Seabra.

Trata-se de uma cidade da região da Chapada Diamantina, sendo dotada de uma infraestrutura de hotelaria que abriga o excedente turístico derivado dos municípios de Lençóis, Palmeiras e Iraquara.

Seu nome é uma homenagem ao antigo governador da Bahia, J. J. Seabra. A sede do município situava-se no povoado de Campestre, distante seis quilômetros da sede atual, local anteriormente conhecido por Passagem Bonita de Nossa Senhora de Jacobina, fazendo referência às belezas da região na qual os três rios que cortam a cidade (Rio da Prata, Rio Campestre e Rio Cochó) se juntam.

Está situada a aproximadamente 930 metros de altitude acima do nível do mar, possuindo um clima úmido a subúmido, destacando-se, portanto, a Serra da Cotreia, um dos pontos culminante do município, já que, está a 1 125 metros acima do nível do mar. A temperatura é agradável o ano todo, girando na média de 23 °C, nos meses mais frios chega a 10 °C, considerada uma das mais baixas da região (a máxima já registrada chegou a 33 °C), sendo Novembro e Janeiro os meses mais chuvosos e os meses de Junho e Julho os mais frios do ano.

A vegetação característica constitui em mata de transição entre a Mata Atlântica, presente na região de Lençóis, e a caatinga.

O município apresenta, ainda, vegetação endêmica por estar localizado em um dos solos de formação mais antiga da Bahia.

Seabra está inserida no conjunto da sub-região denominada de "Lavras Diamantinas" com Andaraí, Mucugê, Lençóis e Palmeiras, e apresenta, no seu solo, a formação e a riqueza diamantífera das outras municipalidades, além de quartzitos e metais como ferro, magnésio e barita. Destaca-se por ser considerada a Capital da Chapada Diamantina, já que seu comércio é tido como um dos mais expressivos da região.

Seabra possui dois distritos: Jatobá e Várzea do Caldas, e 115 povoados, dos quais podemos destacar: Lagoa da Boa Vista, Velame, Mocambo, Campestre, Alagadiço, Beco, Cochó do Malheiro e Vale do Paraíso.

A cidade é privilegiada, pois está situada próxima a importantes cruzamentos da rodovia BR-242.

Em relação à hidrografia, os rios principais são o rio Cochó, rio Tejuco (limite com o município de Palmeiras), rio da Prata e o rio Dois Riachos e o rio Campestre, além dos riachos Chifre de Boi e Banha Tatu situado no Mocambo.

Seabra, chamada pelos seus habitantes de "Cidade das Rosas", está situada no centro geográfico da Bahia.

Encontre a Prefeitura de Seabra

Rua Horácio de Matos, nº 99 - Centro

(75) 3331-1421

prefeitura@seabra.ba.gov.br

Segunda à Sexta das 07:30h às 13:00h

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Privacidade.

Sim, eu aceito.