
Nossa gratidão aqueles que transformam os números em resultados.
Neste dia 22 de setembro, é comemorado o Dia do Contador no Brasil, profissão responsável pelo sucesso de muitas corporações nos dias atuais por lidar todos os dias com seus ganhos e despesas.
Com um olhar atento nas finanças, o contador é encarregado pelo cotidiano contábil das empresas e dono de um olhar crítico para construir balanços, realizar demonstrativos e análise de faturamentos.
Para uma empresa com um olhar voltado para o futuro, o contador se torna um profissional essencial para esse objetivo, principalmente por estimular a prudência com o lado financeiro da empresa.
No Brasil, a profissão de contador teve origem ainda no período colonial. Em 1754, em uma origem ancestral, o Governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado, idealizou a criação da Aula de Comércio.
Supervisionado pela metrópole, em 1764, a Ordem Régia fez se tornar obrigatório o registro das partidas dobradas.
Com isso, a primeira regulamentação da profissão de contador veio apenas seis anos depois, em 1770, sendo o registro válido para Portugal e Brasil.
As aulas se estabeleceram em 1812 na Bahia e Pernambuco com o estatuto dos ensinamentos sendo aprovado em 1835, sendo mantidas pela Secretaria do Tribunal Real da Junta do Comércio.