
Entre os principais acontecimentos, está a 4ªEdição da Feira de produtos e serviços agropecuários da Chapada Diamantina (Fepase). Umas das mais completas feiras de agronegócio, a Fepase aconteceu entre quarta-feira e sábado, na arena montada Mercadão e teve como base: as novas tecnologias para o comércio, serviços da agricultura familiar e pecuária.
Além dos stands e apresentações, a Fepase contou com treinamentos e palestras de temas variados, como por exemplo, “Gestão da Propriedade Rural” e “Marketing para Empreendimentos”.
Durante os dias da Feira - que teve como um dos principais realizados a Prefeitura Municipal de Seabra, milhares de pessoas passaram pelo evento que atraiu pessoas de toda a Chapada Diamantina.
Durante a Fepase o Prefeito Fábio Miranda ressaltou a importância da Feira. “É muito importante a realização deste tipo de evento. É a oportunidade da região apresentar a sua participação no Agronegócio e, principalmente, no incentivo que está sendo dado à Agricultura Familiar em nosso território”, disse. “Além disso a Fepase é uma boa oportunidade para que as novas tecnologias sejam apresentadas para o setor”, concluiu o prefeito Fábio.
Ainda dentro da Fepase aconteceu na quinta-feira (24), o evento de “Lançamento do Plano de Ação Territorial da Agroecologia”. A cerimônia teve realização do Banco do Nordeste do Brasil, por meio da Superintendência Estadual da Bahia e o Comitê Gestor Territorial (CGT) da Chapada Diamantina. O lançamento trata-se de um plano que busca a valorização e o fortalecimento da agricultura familiar.
Segundo o Secretário de Agricultura do município, José Martins, o “objetivo do evento foi buscar desenvolver - com dez agricultores em cada município - atividades de agroecologia, visando a certificação e obtenção do selo orgânico, buscando agregar valor e levar produtos de boa qualidade para os consumidores”.
Também em Seabra de quarta a sexta-feira (25), no Campus da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) aconteceu o 7º Congresso Baiano de Apicultura e Meliponicultura. A programação do evento incluir o 3º Seminário do Projeto APIS-Chapada e a 7ª Feira de Produtos e Equipamentos, Recursos Naturais para a sustentabilidade das Abelhas e Estratégias de Mercado.
Os eventos reuniram apicultores, meliponicultores, professores, estudantes, especialistas e pesquisadores. A programação do Congresso foi estruturada dessa forma com o objetivo de atender a todos interessados no desenvolvimento da apicultura e da meliponicultura. A reunião de eventos teve como tema “Preservar, Produzir e Comercializar”, os quais foram discutidos por renomados pesquisadores e demais profissionais da área.
“Recebemos cerca de quatrocentos apicultores e visitantes. Também contamos com palestrantes e especialistas de todo o país, levando novas tecnologias e conhecimentos para o desenvolvimento da apicultura no nosso estado”, afirmou José Martins.
A “maratona” de importantes eventos acontecendo no mesmo período em Seabra, evidenciam a importância da cidade para o setor da Agronegócio, envolvendo ramos como Agricultura familiar, agroecologia, apicultura e meliponicultura, entre outros.